segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mensagen Os Beneficios da Caverna de Adulão


Mensagem escrita pelo Pr. Claiton
OS BENEFICIOS DA CAVERNA DE ADULÃO!
I SAM.22:1-5.

“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.Dali passou Davi a Mispa de Moabe (atual Jordânia) e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim.”
O primeiro rei de Israel foi Saul que foi rejeitado por Deus, e Deus colocou um homem segundo o seu coração em seu lugar, DAVI. Todo o povo já reconhecia a autoridade espiritual de Davi, e por isso Saul se encheu de inveja e ódio, descontrolado começou a perseguir Davi, que por seu lado não revidou, esperou em Deus a resposta. Foi assim que Davi se escondeu na caverna de Adulão (Sig.:Justiça do povo). Que na realidade era um complexo de cavernas que ficava no vale de Elá. E a caverna de Adulão era mais que um lugar de refugio, é um lugar de aprendizagem, reflexão e de se ouvir a voz de Deus.
OBS: Israel passou a viver uma história interessante, o rei que estava no trono não estava mais ungido, e o ungido do senhor ainda não estava no trono. Unção se perde. Saul não aceitava essa situação, mas a unção de Deus havia sido tirada de sobre ele, aquele Saul que antes profetizava junto aos profetas e que a bíblia nos fala que o Senhor havia tirado uma porção do seu Espírito de sobre os 70 profetas e colocado sobre Saul era coisa do passado. Queridos: a unção pode ser retirado de nós se não obedecermos à vontade do Senhor, se não fizermos aquilo para o qual nos capacitou, se não nos dermos com amor e responsabilidade para o seu reino, a unção pode ser retirada de sobre nos. É isso mesmo que você esta lendo: A UNÇÃO SE PERDE. Foi o que aconteceu com Saul, ele perdeu a unção do Espírito de Deus em sua vida. O que é unção? Unção é uma capacitação especial que o Senhor nos dá para realizarmos a sua obra.Perde-se a unção e fica somente o azeite sobre os cabelos. Tem muita gente vivendo somente de sua força e do azeite que ainda pensa estar sobre sua cabeça, mas a unção de Deus se foi há muito tempo. Davi estava ali naquela caverna por causa da perseguição do ex-ungido Saul, e ali foi um lugar de tratamento de Deus na vida de Davi.

1. A caverna é um lugar de refugio e segurança (I Sm.22:1a).
A. A caverna de Adulão foi um lugar especial colocado por Deus para Davi se refugiar num momento difícil.
B. Você pode se perguntar como Davi um homem que venceu Golias, que as mulheres cantavam (Saul matou a mil e Davi aos Dez milhares), poderia estar fazendo naquela caverna.
C. No Salmo 57:1-7. podemos ver como Davi louva a Deus por esse lugar de refugio.
D. Quantas vezes não corremos para os braços do Pai no momento do aperto?

2. É nesse momento que a família se reúne (ISm.22:1b).
A. É preciso compreender que Davi estava ali por puro ciúme do rei. Não fez nada para merecer estar ali.
B. È duro sofrer injustamente, imagine como estava a cabeça de Davi. Que algum tempos antes estava cuidando das ovelhas de seu pai, ele não pedira para ser rei, mas tinha sido consagrado.
C. Com certeza Davi estava pensando, porque Deus o senhor me trouxe aqui para sofrer.
D. Sentir tristeza, angustia e dor e perfeitamente compreensível.
E. Há momentos em que chorar é o melhor remédio, não somos super-homens, temos coração.
F. O que não podemos é nos permitir a derrota, ao fracasso.

3. É um lugar de restauração de vidas (ISm.22:2).
A. Quem foram as pessoas que se uniram a Davi?
B. O incrível hoje em dia é que o evangelho é carregado por um positivismo discrepante, parece que ninguém tem problemas.
C. A caverna é um lugar onde todos ouvem os problemas uns dos outros, lá não tem super-homens, mas tem homens valentes segundo o coração de Deus.
D. A igreja não é um lugar só de vencedores, mas de pessoas que querem vencer.
E. As pessoas que entraram na caverna de Adulão, tinham problemas como nós temos (Mt.11:28-30).
F. A caverna é um lugar de alivio para as enfermidades da alma.
G. A igreja de Jesus não é um museu se santos, mas um hospital de pecadores (Lucas 19:10. “Vim buscar e salvar o que se havia perdido”).
H. Não tenha medo de se esconder na caverna de Adulão, para ser totalmente restaurado pelo poder de deus.
I. Na caverna todos somos iguais, Somos transparentes, porque estamos no mesmo barco.

4. É lugar de lideres restaurados, Davi restaurou a vida daqueles homens.
A. Deus leva um líder ungido para a caverna, para transformar outros lideres ungidos na caverna (Hb.11:36-40).
B. O interessante hoje é que cada um tem sua caverna.
C. Também ali, na caverna, era lugar de profunda aprendizagem espiritual. Chegara o momento de Deus falar coisas sérias a Davi, exigir-lhe obediência e submissão. Na caverna é lugar de "conversa de homem para homem". Aquelas conversas difíceis, onde derramamos nossa alma diante de Deus, questionando os fatos, o mal, a angústia.
D. O quebrantamento vem com a dor. Há revelações profundas de Deus a nós quando estamos refugiados na caverna de Adulão. Jacó só viu Deus face a face quando passou no vau de Jaboque.
5. A igreja precisa ser uma Caverna de Adulão! Um lugar receptivo, sem preconceitos e rico em aprendizagem. Não há vergonha em passar por períodos de tribulação (Romanos 8:18. “Estou absolutamente convencido de que os nossos sofrimentos do presente não podem ser comparados com a gloria que em nós será revelada). Mas é preciso aprender o que Deus quer nos ensinar para que a experiência valha a pena.
“Um rei possuía um valioso diamante, um dos mais raros e perfeitos do mundo. Um dia o diamante caiu de grande altura e um arranhão estragou parte dele. O rei chamou os melhores peritos para que tentassem corrigir a imperfeição, mas todos concordaram que não poderiam retirar o arranhão sem cortar fora uma boa parte da superfície, assim reduzindo o peso e o valor do diamante. Finalmente apareceu um artesão, não tão famoso, e garantiu: - Tenho muito observado o maior artesão de todos e, com ele, muito aprendi. Posso lhe garantir que saberei reparar o diamante sem reduzir seu valor. Sua confiança era tanta que, convencido, o rei entregou o diamante ao homem. Depois de alguns dias, o artesão retornou com o diamante ao rei, que ficou surpreso ao descobrir que o feio arranhão tinha desaparecido e em seu lugar fora entalhada uma bela rosa. O arranhão anterior tinha se tornado o talo de uma rara flor! O rei, empolgado, falou ao artesão: - Que belo trabalho, que ótima idéia. Diga-me, quem é este grande artesão que é seu mestre? E o artesão respondeu: Deus, o artesão da vida. Deus está sempre, se permitimos, transformando nossos arranhões em algo de belo”.

CONCLUSÃO: Assim, a maior lição que tiramos desse importante fator bíblico é que em alguns momentos da nossa vida precisamos nos esconder em alguma caverna, porque fomos arranhados. Davi foi um rei especial para a história de Israel e para a vinda do Messias. Davi foi bem sucedido pois entendeu a importância desse momento, em que foi lapidado por Deus. Com certeza no caminho de Davi para o palácio real estava a Caverna de Adulão (No de José as cadeias do palácio). Para sermos vitoriosos precisamos aprender a passar pelos lugares de refúgio, de restauração e de reflexão para saber qual a vontade de Deus. Estar na caverna é esperar no Senhor e amadurecer na fé.
____________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

  ©Template by Dicas Blogger.